REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Mônica Teresinha Ottoboni Sucar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957479925400057pt_BR
dc.contributor.advisor1Rojo, Roxane Helena Rodugues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003078868842388pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T18:02:24Z-
dc.date.available2024-08-21T18:02:24Z-
dc.date.issued1995-12-01-
dc.identifier.citationFernandes, Mônica Teresinha Ottoboni Sucar. Desenvolvimento do discurso narrativo: a emergência das diferentes vozes. 1995. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42481-
dc.description.resumoEm nosso trabalho, estamos preocupados com as questões referentes ao desenvolvimento inicial da linguagem oral e do letramento. Mais especificamente, nosso interesse recai sobre a constituição do discurso narrativo oral mediado por práticas enunciativas de ler e contar estórias. Neste contexto, pretendemos observar as interações, do ponto de vista empírico e discursivo, de uma criança e seus interlocutores, dos 02;01 aos 03;05 anos, sobre objetos portadores de textos (livros, revistas, gibis, etc.), em universo familiar, considerado de alto de letramento. Dentro destas práticas, enfocamos a emergência das diferentes vozes que compõem o discurso narrativo (interlocutores empíricos, narrador e personagens) e suas relações com o desenvolvimento da monologização do discurso, procurando, retrospectivamente, resgatar a história de sua constituição e sua importância para o letramento. Adotamos, para tanto, os pressupostos teóricos e metodológicos sócio[1]construtivistas e enunciativos, tomando como representantes principais destas vertentes, respectivamente, Vygotsky e Bakhtin. Através da análise de nossos dados, pudemos concluir que o discurso narrativo oral mediado pelas práticas de contar estórias escritas mostrou-se um lugar privilegiado para observar a história da monologização do discurso narrativo, uma vez que este último constitui-se através de múltiplas vozes (empíricas, narrador e personagens) que aparecem mais claramente destacadas. Pudemos também concluir que o processo de monologização traz marcas profundas da complexidade dialógica que o constitui e que somente uma abordagem enunciativa pode dar conta destas relaçõespt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectPuerpériopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleDesenvolvimento do discurso narrativo: a emergência das diferentes vozespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica terezinha ottoboni sucar fernandes.pdf
  Restricted Access
5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.