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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fernandes, Mônica Teresinha Ottoboni Sucar | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3957479925400057 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rojo, Roxane Helena Rodugues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003078868842388 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T18:02:24Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T18:02:24Z | - |
dc.date.issued | 1995-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, Mônica Teresinha Ottoboni Sucar. Desenvolvimento do discurso narrativo: a emergência das diferentes vozes. 1995. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42481 | - |
dc.description.resumo | Em nosso trabalho, estamos preocupados com as questões referentes ao desenvolvimento inicial da linguagem oral e do letramento. Mais especificamente, nosso interesse recai sobre a constituição do discurso narrativo oral mediado por práticas enunciativas de ler e contar estórias. Neste contexto, pretendemos observar as interações, do ponto de vista empírico e discursivo, de uma criança e seus interlocutores, dos 02;01 aos 03;05 anos, sobre objetos portadores de textos (livros, revistas, gibis, etc.), em universo familiar, considerado de alto de letramento. Dentro destas práticas, enfocamos a emergência das diferentes vozes que compõem o discurso narrativo (interlocutores empíricos, narrador e personagens) e suas relações com o desenvolvimento da monologização do discurso, procurando, retrospectivamente, resgatar a história de sua constituição e sua importância para o letramento. Adotamos, para tanto, os pressupostos teóricos e metodológicos sócio[1]construtivistas e enunciativos, tomando como representantes principais destas vertentes, respectivamente, Vygotsky e Bakhtin. Através da análise de nossos dados, pudemos concluir que o discurso narrativo oral mediado pelas práticas de contar estórias escritas mostrou-se um lugar privilegiado para observar a história da monologização do discurso narrativo, uma vez que este último constitui-se através de múltiplas vozes (empíricas, narrador e personagens) que aparecem mais claramente destacadas. Pudemos também concluir que o processo de monologização traz marcas profundas da complexidade dialógica que o constitui e que somente uma abordagem enunciativa pode dar conta destas relações | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Puerpério | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do discurso narrativo: a emergência das diferentes vozes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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