REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlores, Ana Paula Ximenes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1491317795012329pt_BR
dc.contributor.advisor1Bianchini, Barbara Lutaif-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660310999149810pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T17:49:52Z-
dc.date.available2024-10-09T17:49:52Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationFlores, Ana Paula Ximenes. ‘Ser melhor para ser tratado igual’: narrativas sobre a trajetória acadêmica de formadores de professores de Matemática pretos ou pardos. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42735-
dc.description.resumoUma análise de dados oficiais, coletados no Censo da Educação Superior, mostrou que os grupos das pessoas pretas, pardas, indígenas ou do sexo feminino são sub-representados no corpo docente dos cursos de Matemática, quando comparados às características da população brasileira. Diante desse contexto, foi feito um recorte racial e definido que os participantes da pesquisa seriam cinco formadores de professores de Matemática pretos ou pardos, um de cada região do país. Foi estabelecido como objetivo para a pesquisa: discutir, a partir das narrativas dos participantes, possibilidades para que os cursos de Licenciatura em Matemática sejam cada vez mais inclusivos, considerando-se elementos da Educação Matemática Crítica e da Teoria Crítica da Raça. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, nas perspectivas da História Oral e da Pesquisa Narrativa. Como resultado foi observada a necessidade de se questionar o conteúdo matemático, baseada em pressupostos como neutralidade, racionalidade e certeza, quept_BR
dc.description.abstractAn analysis of official data collected in the Higher Education Census showed that black, brown, indigenous or female groups are under-represented in the teaching staff of mathematics courses, when compared to the characteristics of the Brazilian population. Given this context, a racial selection was made and it was decided that the research participants would be five black or brown mathematics teacher educators, one from each region of the country. The aim of the research was to problematize and discuss, based on the participants' narratives, possibilities for Mathematics degree courses to be increasingly inclusive, considering elements of Critical Mathematics Education and Critical Race Theory. To this end, qualitative research was carried out from the perspectives of Oral History and Narrative Research. The results revealed the need to question mathematical content, based on assumptions such as neutrality, rationality and certainty, which in different ways contributes to processes of exclusion. Another possen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducação Matemática Crítica|pt_BR
dc.subjectQuestões raciaispt_BR
dc.subjectMathematics degreesen_US
dc.subjectNarrativesen_US
dc.subjectCritical Mathematics Educationen_US
dc.subjectRacial issuesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.title‘Ser melhor para ser tratado igual’: narrativas sobre a trajetória acadêmica de formadores de professores de Matemática pretos ou pardospt_BR
dc.title.alternativeBeing better to be treated equal': narratives about the academic trajectory of black or brown mathematics teacher educatorsen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Ximenes Flores.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.