Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45050
Tipo: | Tese |
Título: | Análise de diretrizes, parâmetros e Bases Curriculares de Sistemas estrangeiros e brasileiro, referente ao Ensino Médio, à luz da teoria crítica |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of guidelines, parameters, and Curricular Bases of foreign and Brazilian Systems, regarding High School Education, in light of critical theory |
Autor(es): | Lino, Luciana Marcela Baccarat Teixeira |
Primeiro Orientador: | Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio |
Resumo: | A aprovação do Novo Ensino Médio e da BNCC no Brasil, reforma estrutural e curricular formuladas para a última etapa de ensino básico, ocorrida entre 2017 e 2018, representa um fenômeno de repercussão nas redes estaduais pelo país. A elaboração desses parâmetros apresenta elementos e estruturas semelhantes a observada internacionalmente, baseadas em objetivos de aprendizagem, competências e habilidades, assim como na elegibilidade de parte do conteúdo oferecido. Dessa forma, a pesquisa visou realizar uma análise comparativa entre dois documentos estrangeiros e o brasileiro com o intuito de identificar e analisar criticamente o contexto, as características e a estrutura das propostas para o ensino médio elaboradas e praticadas nos últimos anos e como elas transmitem uma concepção da educação para os jovens em três países do continente americano (Brasil, Canadá e Chile). Neste sentido, a pesquisa se propôs a identificar e analisar semelhanças e diferenças entre o currículo brasileiro e os internacionais. A pesquisa tem como referencial a teoria crítica da sociedade, especificamente Marcuse e sua formulação acerca dos conceitos de sociedade unidimensional, homem unidimensional e fechamento do universo da locução. Como hipótese de pesquisa, que foi confirmada, as decisões, concernentes a elaboração das propostas curriculares para o ensino médio, não são tomadas apenas nacionalmente; elas são provenientes da política internacional, expressam a divisão internacional do trabalho e os interesses representados nos órgãos internacionais. Nesse sentido, os currículos são manifestações das tendências políticas e econômicas do capitalismo tardio |
Abstract: | The approval of the New High School curriculum and the BNCC (Common National Curricular Base) in Brazil, structural and curricular reforms for the final stage of basic education, which occurred between 2017 and 2018, represents a phenomenon with significant repercussions across state education networks throughout the country. The development of these parameters exhibits elements and structures similar to those observed internationally, based on learning objectives, competencies, and skills, as well as the eligibility of part of the content offered. Thus, this research aimed to conduct a comparative analysis between two foreign documents and the Brazilian one to identify and critically analyze the context, characteristics, and structure of high school education proposals developed and implemented in recent years. It also examined how these proposals convey a conception of youth education in three American countries (Brazil, Canada, and Chile). In this sense, the research sought to identify and analyze similarities and differences between the Brazilian and international curricula. The research is grounded in the critical theory of society, specifically Herbert Marcuse and his formulations concerning the concepts of one-dimensional society, one-dimensional man, and the closing of the universe of discourse. The research hypothesis, which was confirmed, posits that decisions concerning the elaboration of high school curricular proposals are not made solely at the national level; they stem from international policy, express the international division of labor, and reflect the interests represented in international organizations. In this regard, curricula are manifestations of the political and economic tendencies of late capitalism |
Palavras-chave: | Novo Ensino Médio Currículos internacionais BNCC Juventude Brasil, Canadá e Chile New High School International curriculums BNCC Youth Brazil, Canada, Chile |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Lino, Luciana Marcela Baccarat Teixeira. Análise de diretrizes, parâmetros e Bases Curriculares de Sistemas estrangeiros e brasileiro, referente ao Ensino Médio, à luz da teoria crítica. 2025. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45050 |
Data do documento: | 16-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Marcela Baccarat Teixeira Lino.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.