REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorCésar, Cynthia Fernanda Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250028Y2por
dc.contributor.advisor1Celani, Maria Antonieta Alba-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:56Z-
dc.date.available2014-01-24-
dc.date.issued2008-12-04-
dc.identifier.citationCésar, Cynthia Fernanda Ferreira. A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14037-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem, considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: a professora-pesquisadora e três alunos com diagnóstico de distúrbio do processamento auditivo. A fundamentação teórica deste estudo está ancorada: (a) na visão de aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930/1998 e 1934/2005); (b) na relação entre afetividade e o processo de ensino-aprendizagem segundo Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) e seus seguidores, dentre eles Mahoney (2007), Almeida (1999) e Leite e Tassoni (2002); (c) no conceito de necessidades educacionais específicas e a inclusão escolar segundo Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) e outros; (d) no conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) e outros; (e) nos tipos de dificuldades de aprendizagem e no conceito de distúrbio do processamento auditivo conforme Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) e outros. Esta pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede privada de Ensino Fundamental e Médio em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. A coleta dos registros textuais ocorreu nas aulas de Língua Inglesa desta professora-pesquisadora. Os instrumentos de coleta utilizados foram: notas de campo, entrevistas e questionários. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen, 1990) para descrever e interpretar o fenômeno em questão, utilizando o processo de tematização sistematizado por Freire (2007), com base na proposta de van Manen (1990). Minha interpretação dos registros revelou que o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem se constitui por quatro temas: Aspectos da Aprendizagem, Ação Pedagógica, Afetividade e Inter-Relações Pessoaispor
dc.description.abstractThe aim of this study is to describe and interpret the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context, considering the perspective of the people who lived this experience: the teacher-researcher and three students diagnosed with auditory processing disorder. The theoretical foundations of this study lie on: (a) Vygotsky s learning and development view (1930/1998 e 1934/2005); (b) the relation between affective aspects and the teachinglearning process according to Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) and followers, such as Mahoney (2007), Almeida (1999) Leite e Tassoni (2002); (c) the concept of special needs and inclusion according to Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) and others; (d) the concept of learning disabilities according to Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) and others; and (e) types of learning disabilities and the concept of auditory processing disorder as stated by Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) and others. This study was conducted in a Primary/Secondary Education private regular school in a town in the state of Sao Paulo. The collection of textual registers occurred in the English classes taught by this teacher-researcher. The instruments used were: field notes, interviews and questionnaires. This research was carried out based on the Hermeneutic Phenomenological Approach (van Manen, 1990) to describe and interpret the phenomenon in question, using the process of thematization systematized by Freire (2007), based on the proposal of van Manen (1990). My interpretation of the textual registers revealed that the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context may be seen as consisting of four themes: Aspects of Learning, Educational Action, Affection and Inter- Personal Relationshipseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30968/Cynthia%20Fernanda%20Ferreira%20Cesar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistúrbio do processamento auditivopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectAuditory processing disordereng
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.subjectSpecial needseng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDisturbios da audicaopor
dc.subjectEducacao especialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleA vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
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