Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | César, Cynthia Fernanda Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250028Y2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Celani, Maria Antonieta Alba | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T18:23:56Z | - |
dc.date.available | 2014-01-24 | - |
dc.date.issued | 2008-12-04 | - |
dc.identifier.citation | César, Cynthia Fernanda Ferreira. A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14037 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem, considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: a professora-pesquisadora e três alunos com diagnóstico de distúrbio do processamento auditivo. A fundamentação teórica deste estudo está ancorada: (a) na visão de aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930/1998 e 1934/2005); (b) na relação entre afetividade e o processo de ensino-aprendizagem segundo Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) e seus seguidores, dentre eles Mahoney (2007), Almeida (1999) e Leite e Tassoni (2002); (c) no conceito de necessidades educacionais específicas e a inclusão escolar segundo Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) e outros; (d) no conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) e outros; (e) nos tipos de dificuldades de aprendizagem e no conceito de distúrbio do processamento auditivo conforme Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) e outros. Esta pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede privada de Ensino Fundamental e Médio em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. A coleta dos registros textuais ocorreu nas aulas de Língua Inglesa desta professora-pesquisadora. Os instrumentos de coleta utilizados foram: notas de campo, entrevistas e questionários. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen, 1990) para descrever e interpretar o fenômeno em questão, utilizando o processo de tematização sistematizado por Freire (2007), com base na proposta de van Manen (1990). Minha interpretação dos registros revelou que o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem se constitui por quatro temas: Aspectos da Aprendizagem, Ação Pedagógica, Afetividade e Inter-Relações Pessoais | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is to describe and interpret the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context, considering the perspective of the people who lived this experience: the teacher-researcher and three students diagnosed with auditory processing disorder. The theoretical foundations of this study lie on: (a) Vygotsky s learning and development view (1930/1998 e 1934/2005); (b) the relation between affective aspects and the teachinglearning process according to Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) and followers, such as Mahoney (2007), Almeida (1999) Leite e Tassoni (2002); (c) the concept of special needs and inclusion according to Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) and others; (d) the concept of learning disabilities according to Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) and others; and (e) types of learning disabilities and the concept of auditory processing disorder as stated by Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) and others. This study was conducted in a Primary/Secondary Education private regular school in a town in the state of Sao Paulo. The collection of textual registers occurred in the English classes taught by this teacher-researcher. The instruments used were: field notes, interviews and questionnaires. This research was carried out based on the Hermeneutic Phenomenological Approach (van Manen, 1990) to describe and interpret the phenomenon in question, using the process of thematization systematized by Freire (2007), based on the proposal of van Manen (1990). My interpretation of the textual registers revealed that the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context may be seen as consisting of four themes: Aspects of Learning, Educational Action, Affection and Inter- Personal Relationships | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30968/Cynthia%20Fernanda%20Ferreira%20Cesar.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Lingüística | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Distúrbio do processamento auditivo | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | English language | eng |
dc.subject | Auditory processing disorder | eng |
dc.subject | Learning disabilities | eng |
dc.subject | Special needs | eng |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Disturbios da audicao | por |
dc.subject | Educacao especial | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Lingua inglesa -- Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cynthia Fernanda Ferreira Cesar.pdf | 673,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.