REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14037
Tipo: Dissertação
Título: A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa
Autor(es): César, Cynthia Fernanda Ferreira
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem, considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: a professora-pesquisadora e três alunos com diagnóstico de distúrbio do processamento auditivo. A fundamentação teórica deste estudo está ancorada: (a) na visão de aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930/1998 e 1934/2005); (b) na relação entre afetividade e o processo de ensino-aprendizagem segundo Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) e seus seguidores, dentre eles Mahoney (2007), Almeida (1999) e Leite e Tassoni (2002); (c) no conceito de necessidades educacionais específicas e a inclusão escolar segundo Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) e outros; (d) no conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) e outros; (e) nos tipos de dificuldades de aprendizagem e no conceito de distúrbio do processamento auditivo conforme Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) e outros. Esta pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede privada de Ensino Fundamental e Médio em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. A coleta dos registros textuais ocorreu nas aulas de Língua Inglesa desta professora-pesquisadora. Os instrumentos de coleta utilizados foram: notas de campo, entrevistas e questionários. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen, 1990) para descrever e interpretar o fenômeno em questão, utilizando o processo de tematização sistematizado por Freire (2007), com base na proposta de van Manen (1990). Minha interpretação dos registros revelou que o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem se constitui por quatro temas: Aspectos da Aprendizagem, Ação Pedagógica, Afetividade e Inter-Relações Pessoais
Abstract: The aim of this study is to describe and interpret the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context, considering the perspective of the people who lived this experience: the teacher-researcher and three students diagnosed with auditory processing disorder. The theoretical foundations of this study lie on: (a) Vygotsky s learning and development view (1930/1998 e 1934/2005); (b) the relation between affective aspects and the teachinglearning process according to Wallon (1979, 1986 e 1941/2007) and followers, such as Mahoney (2007), Almeida (1999) Leite e Tassoni (2002); (c) the concept of special needs and inclusion according to Glat (2004), (2004), Mitler (2003) Gonzáles (2007) and others; (d) the concept of learning disabilities according to Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) and others; and (e) types of learning disabilities and the concept of auditory processing disorder as stated by Smith e Strick (2001), Machado (2003), Pereira (1997) and others. This study was conducted in a Primary/Secondary Education private regular school in a town in the state of Sao Paulo. The collection of textual registers occurred in the English classes taught by this teacher-researcher. The instruments used were: field notes, interviews and questionnaires. This research was carried out based on the Hermeneutic Phenomenological Approach (van Manen, 1990) to describe and interpret the phenomenon in question, using the process of thematization systematized by Freire (2007), based on the proposal of van Manen (1990). My interpretation of the textual registers revealed that the phenomenon the living experience of students with auditory processing disorder in the teaching-learning context may be seen as consisting of four themes: Aspects of Learning, Educational Action, Affection and Inter- Personal Relationships
Palavras-chave: Distúrbio do processamento auditivo
Dificuldades de aprendizagem
Teaching-learning
English language
Auditory processing disorder
Learning disabilities
Special needs
Aprendizagem
Disturbios da audicao
Educacao especial
Ensino
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: César, Cynthia Fernanda Ferreira. A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14037
Data do documento: 4-Dez-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cynthia Fernanda Ferreira Cesar.pdf673,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.