Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23854
Tipo: | Dissertação |
Título: | O papel da escola como resistência ao bloqueio da complexidade da vida: uma análise crítica do movimento Escola sem Partido |
Autor(es): | Mascarenhas, Mariana Gomes |
Primeiro Orientador: | Campilongo, Celso Fernandes |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo examinar a possibilidade de um ensino neutro, livre de valores – exigência do movimento Escola sem Partido –, sob o destaque do papel das instituições educativas como resistência às tentativas de bloqueio da complexidade da vida. Mostra sua pertinência diante dos constantes ataques políticos direcionados às escolas e universidades brasileiras, alvos de fake news e histórias distorcidas, além do aumento de episódios de censura a professores e alunos dentro e fora desses ambientes. Apoia-se nas hipóteses de que: o movimento Escola sem Partido possua caráter ideológico; a escola e a ciência tenham o papel de resistir aos ataques contra a democracia; o conceito de conhecimento absoluto e objetivo de uma realidade seja uma ficção; a exigência de neutralidade nas escolas seja, além de autoritária, incompatível com o Estado democrático de Direito, a liberdade e o pluralismo. Utiliza o método analítico, composto por pesquisa doutrinária e jurisprudencial. Max Weber, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Marilena Chauí, Adam Przeworski, Heinz Von Foerster, Paulo Freire e Judith Butler compõem o quadro teórico central deste trabalho. Dentre os principais resultados obtidos, cita-se a inexistência de objetividade científica – o que não significa que a ciência seja completamente subjetiva, mas se encontra sempre aberta a inúmeras possibilidades e quanto mais reconhece ser impossível representar/descobrir uma realidade exata, menos se aproxima de uma ideologia; a inviabilidade de neutralidade na educação – que não pode ser alcançada por conta da impossibilidade de não comunicar, pelo fato de seres humanos possuírem cultura, serem frutos das próprias experiências e interesses, e porque a Constituição determina um núcleo de valores a serem observados nos processos de aprendizagem; o caráter ideológico do próprio movimento Escola sem Partido que, apesar de argumentar que atua em prol da liberdade dos alunos e contra o que classifica como “ideologia de gênero”, trabalha para impedir que os indivíduos estejam abertos para as incertezas da vida e da democracia |
Abstract: | This dissertation aims to examine the possibility of neutral teaching, free of values, a requirement of the School without Party movement, underlining the role of educational institutions as resistance to attempts to blocking the complexity of life. It shows its relevance in the face of constant political attacks directed at Brazilian schools and universities, targets of fake news and distorted stories, in addition to the increasing number of censorship episodes of teachers and students inside and outside these environments. It is supported by hypotheses such as: the School without Party movement has an ideological character; school and science have the role of resisting attacks against democracy; the concept of absolute and objective knowledge of a reality as fiction; the demand for neutrality in schools is, in addition to being authoritarian, incompatible with the democratic rule of law, freedom and pluralism. It uses the analytical method, consisting of doctrinal and jurisprudential research. Max Weber, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Marilena Chauí, Adam Przeworski, Heinz Von Foerster, Paulo Freire and Judith Butler make up the central theoretical framework of this work. Among the main results obtained are: the lack of scientific objectivity – which does not mean that science is completely subjective, it is always open to countless possibilities and the more it recognizes that it is impossible to represent/discover an exact reality, the less it approaches an ideology; the impossibility of neutrality in education - which cannot be achieved due to the impossibility of not communicating, because human beings have culture, are the result of their own experiences and interests, and because the Constitution determines a core of values to be observed in learning processes; the ideological character of the School without Party movement itself, which, despite arguing that it works for the freedom of students and against what it classifies as “gender ideology”, works to prevent individuals from being open to the uncertainties of life and democracy |
Palavras-chave: | Escola Partido Ciência School Party Science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito |
Citação: | Mascarenhas, Mariana Gomes . O papel da escola como resistência ao bloqueio da complexidade da vida: uma análise crítica do movimento Escola sem Partido. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23854 |
Data do documento: | 5-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Gomes Mascarenhas.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.