REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Zacarias, Cintia Romero da Silva
Primeiro Orientador: Duarte, Vera Lucia Cabrera
Resumo: O objetivo desta pesquisa, realizada com cinco professores-alunos do curso de especialização em práticas reflexivas de ensino- aprendizagem de inglês na escola pública, é analisar e compreender de qual maneira as crenças construídas ao longo do aprendizado do professor de inglês afetam sua prática de ensino e qual a relação existente entre essas crenças e a motivação do professor de inglês hoje. Ele tem como propósito contribuir para que o professor alcance um desempenho profissional mais consciente de suas práticas na sala de aula. Tomando como base principal as teorias sobre crenças de Barcelos (2004) e sobre motivação de Freire (1986) e Cordeiro (2011), para outros aspectos correlacionados os estudos de Duarte (2003). A metodologia utilizada foi o estudo de caso, inserido no paradigma qualitativo interpretativista que se utilizou de dois instrumentos: um questionário e um relato sobre a trajetória profissional de cada participante. Os resultados interpretados apontaram que as crenças dos professores construídas ao longo de seu ensinoaprendizado foram reveladas em suas ações cotidianas e tomadas de decisões na sala de aula e que a motivação destes professores para ensinar inglês atualmente está implicitamente relacionada ao afeto
Abstract: The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroom
Palavras-chave: Crenças
Motivação
Ensino-aprendizagem
Inglês
Beliefs
Motivation
English
Language
Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf498,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.