Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Simone Alves | - |
dc.contributor.advisor1 | Kolyniak Filho, Carol | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:50:31Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
dc.identifier.citation | Machado, Simone Alves. Contribuições da gestalt-terapia e da gestaltpedagogia para a compreensão da aprendizagem: emoção e cognição. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35668 | - |
dc.description.resumo | Sanar as dificuldades encontradas em situações de ensino e aprendizagem é um dos objetivos que permeiam a Psicopedagogia. Compreender os possíveis entraves nessa questão e ultilizar-se de diferentes abordagens e técnicas no contato com o aprendiz faz parte da rotina do especialista nessa área. Este trabalho nasceu da necessidade de ampliar a visão psicopedagógica para um olhar holístico para o aprendiz em que a emoção possa ser valorizada na construção de sua personalidade e em seu aprendizado, visto que muitas vezes esse elemento foi, e ainda é, menosprezado. Sob a abordagem da Gestalt-terapia e da Gestaltpedagogia apresenta-se neste trabalho elementos de compreensão de possiblidades psicopedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem em uma relação interpessoal entre o aprendiz e o professor ou psicopedagogo. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica. Este trabalho percorre a história do estudo das emoções da antiguidade até chegar no campo da aprendizagem e o quanto a demora por estudos nessa área deixou de contribuir com a construção do entendimento da mente humana. As abordagens gestálticas aparecem neste trabalho como instrumentos válidos para superar os desafios contemporâneos e as necessidades daqueles envolvidos em situações de aprendizagem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Psicopedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestalt-terapia | pt_BR |
dc.subject | Gestaltpedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Contribuições da gestalt-terapia e da gestaltpedagogia para a compreensão da aprendizagem: emoção e cognição | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Alves Machado.pdf | 347,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.