Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35668
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Contribuições da gestalt-terapia e da gestaltpedagogia para a compreensão da aprendizagem: emoção e cognição |
Autor(es): | Machado, Simone Alves |
Primeiro Orientador: | Kolyniak Filho, Carol |
Resumo: | Sanar as dificuldades encontradas em situações de ensino e aprendizagem é um dos objetivos que permeiam a Psicopedagogia. Compreender os possíveis entraves nessa questão e ultilizar-se de diferentes abordagens e técnicas no contato com o aprendiz faz parte da rotina do especialista nessa área. Este trabalho nasceu da necessidade de ampliar a visão psicopedagógica para um olhar holístico para o aprendiz em que a emoção possa ser valorizada na construção de sua personalidade e em seu aprendizado, visto que muitas vezes esse elemento foi, e ainda é, menosprezado. Sob a abordagem da Gestalt-terapia e da Gestaltpedagogia apresenta-se neste trabalho elementos de compreensão de possiblidades psicopedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem em uma relação interpessoal entre o aprendiz e o professor ou psicopedagogo. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica. Este trabalho percorre a história do estudo das emoções da antiguidade até chegar no campo da aprendizagem e o quanto a demora por estudos nessa área deixou de contribuir com a construção do entendimento da mente humana. As abordagens gestálticas aparecem neste trabalho como instrumentos válidos para superar os desafios contemporâneos e as necessidades daqueles envolvidos em situações de aprendizagem |
Palavras-chave: | Psicologia Emoção Cognição Aprendizagem Afetividade Educação Gestalt-terapia Gestaltpedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia |
Citação: | Machado, Simone Alves. Contribuições da gestalt-terapia e da gestaltpedagogia para a compreensão da aprendizagem: emoção e cognição. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35668 |
Data do documento: | 31-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Alves Machado.pdf | 347,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.